terça-feira, 20 de março de 2007

A Rede é a mensagem

"A Internet é um meio de comunicação que permite, pela primeira vez, a comunicação de muitos para muitos em tempo escolhido e a uma escala global."
O motor da nova sociedade, a sociedade da informação, tem um nome e uma base:Internet e rede. O seu objectivo é "distribuir o poder da informação por todos os âmbitos da actividade humana." Tendo como base essa rede, ramificada e organizada, os indivíduos podem interagir entre si sem limite de espaço ou de tempo.
Para que a Internet pudesse evoluir nesse sentido é importante destacar três processos: flexiblizar a gestão e globalizar o capital, a produção e o comércio; sociedade aberta e pluralista assente na liberdade individual e por fim, avanços no campo da informática e telecomunicações graças à revolução da microelectrónica:
A
Galáxia Internet
"Um novo mundo da comunicação"
Contudo, esta organização da sociedade em rede tem um aspecto menos positivo: cria desigualdades entre aqueles que dominam e utilizam esta tecnologia, poderosos e globalizados, e aqueles que não tem esse acesso, excluídos destas actividades ecónómicas.
A explosão da Internet deve por isso ser relativizada: o desenvolvimento tecnológico de cada país não pode ser medido consoante a utilização da Internet, já que não podemos exigir que um país onde milhares morrem à fome todos os dias se preocupe com estas questões da mesma forma que os países ditos desenvolvidos.
O uso da Internet altera portanto o modo como encaramos as relações sociais, o modo como as empresas funcionam, o modo como chega até nós a informação. Devemos ter a consciência de que a Rede condiciona estas relações, sendo que a sua utilização deve ser feita de forma cuidadosa.
Como conclusão, deixamos algumas palavras do autor: "A Internet é uma rede de comunicação global, mas os usos da Internet, a sua realidade em contínua evolução é o produto da acção humana, perante condições especificas de uma história diferenciada. É tarefa do leitor filtrar, interpretar e utilizar, segundo o seu próprio contexto."
Para saber mais...

Sem comentários: